Como Aumentar Suas Vendas com o Pinterest

0
94

Se você gosta de imagens, então certamente já ouviu falar no Pinterest o que talvez você não saiba é que essa rede de pesquisa pode trazer muito tráfego para blog e do seu Instagram.

Até pouco tempo, aqui no Brasil, quando se falava em tráfego para blog só conseguíamos pensar em Facebook, Google, Email Marketing, Mídias Pagas… mas… e o Pinterest? Você já parou pra pensar que a maior rede de pesquisa, por imagens, do mundo pode ser uma excelente fonte de tráfego para o seu blog e instagram?

Você deve estar se perguntando: Como assim?? Mas o Pinterest não é apenas um “álbum virtual” para imagens e segmentos específicos, como moda e beleza? Como o Pinterest poderia ser útil em minha área de atuação?

Calma! Eu compartilho com você esse momento. Fiquei muito tempo pensando que era apenas um catálogo online que me servia como fonte de inspiração onde eu coletava ideias. E essa é a impressão que MUITOS profissionais de Marketing tem a respeito do Pinterest. E esse erro me custou muitas visitas valiosas para o meu blog e Instagram.

Só que agora isso faz parte do passado e eu vou te contar com tudo mudou.

Como Aumentar Suas Vendas com o Pinterest - Blog Coisa de FamíliaPra começar eu me permiti saber como o Pinterest funcionava e investi tempo de estudo na ferramenta. Para minha surpresa os resultados vieram já no primeiro mês. Uma enxurrada de tráfego qualificado.

Continua comigo que vou te explicar tudo direitinho e te ensinar como você pode conquistar esses resultados ou melhores.

O Pinterest não é atrativo apenas pelo fato de já tem mais de 170 milhões de usuários. Ele é incrível porque estamos falando de um público altamente engajado.

As pessoas usam essa ferramenta para planejar suas vidas, eventos, sonhos, compras futuras… essa lista é enorme! Além disso, o Pinterest tem um potencial altíssimo de viralizar as imagens que são colocadas lá.

Existe também outro motivo definitivamente mais importante e mais interessantes: tenho quase certeza que a sua concorrência se atentou a nada disso.

Já entendeu do que eu estou falando, né??

Exatamente!!! Espaço livre de competições para você divulgar seu trabalho! Mais chances de ser encontrada por seu público e divulgar o seu conteúdo. Pensa comigo! Quantas empresas brasileiras que você conhece estão usando o Facebook? Agora me responda quantas dessas empresas estão usando o Pinterest ativamente?

 

Um número bem irrisório, vamos combinar! E ainda tem o agravante de que as que sabem da existência do Pinterest e colocam suas imagens lá, fazem isso de forma aleatória e sem estratégia nenhuma. E é nesse ponto que quero chegar!

Usar o potencial do Pinterest é sair na frente. Ele é “o” pote de ouro no fim do aro-íris, em se tratando de visitas para o seu projeto e eu faço questão de te ensinar você como você pode transformar o Pinterest em uma das principais fontes de tráfego para o seu trabalho.

Se isso tudo ainda não te convenceu, temos alguns outros dados relevantes (retirados daqui):

Curso Pinterest Pro - Blog Coisa de Família

Vamos descobrir como atrair pessoas com o Pinterest e usá-lo na sua estratégia de divulgação e marketing?

Como Aumentar Suas Vendas com o Pinterest - Blog Coisa de Família

Começando do começo… Otimizando seu perfil.

Se você ainda não fez isso está perdendo tempo e dinheiro! Otimizar o seu perfil é um passo muito importante. Afinal, as pessoas precisam te encontrar através da pesquisa do Google. O ideal é que você use o mesmo nome que você normalmente nos seus outros perfis nas redes sociais. Se isso não for possível, escolha um username que seja fácil e simples de ser encontrado e que façam as pessoas lembrarem de você.

A imagem de perfil que você escolher também deve fazer com que o usuário reconheça facilmente a sua marca, novamente aqui é importante manter uma identidade visual usando a mesma foto das outras redes.

O seu perfil no Pinterest deve ser focado e ter estratégia. Em outras palavras, não saia atirando para todo lado. Se seu blog é sobre Marketing, não faz sentido nenhum você criar pins sobre receitas só porque esse tópico é um dos mais populares do Pinterest.

Você deve apostar em um nicho específico e investir na criação conteúdo que seja relevante para esse nicho.

Outro ponto importante para fazer imediatamente é alterar o seu perfil para um perfil corporativo. Além disso criar mais autoridade do que um perfil pessoal, com um perfil corporativo você consegue verificar sua conta (ou seja, comprovar que aquele perfil é mesmo da sua empresa) e ter acesso ao Pinterest Analytics, que te dá dados valiosos pra você analisar os resultados do seu trabalho.

Dica de ouro: o Pinterest tem um blog voltado para empresas, o Pinterest for Business, onde eles postam dicas e atualizações na rede social. Vale a pena ficar de olho por lá!

Entenda como funciona o algoritmo do Pinterest

Sim, o Pinterest também tem um algoritmo!Como Aumentar Suas Vendas com o Pinterest - Blog Coisa de Família

Ele não é apenas uma rede social. O Pinterest também tem um mecanismo de buscas chamado de Smart Feed, é ele que determina o que o usuário verá em seu feed.

O Pinterest escolhe entre repins dos usuários que você segue, pins relacionados e pins que podem ser do seu interesse.

Mas como ele decide o que mostrar? Basicamente, o Pinterest leva em conta alguns fatores:

Ok, até aqui você já entendeu o que o Pinterest considera em seu algoritmo para mostrar seus pins para os usuários. Agora vamos aprender como gerar tráfego com o Pinterest!

As 10 melhores dicas para gerar tráfego com o Pinterest

Antes de tudo, tenha em mente de que no Pinterest você precisa pensar de forma estratégica sobre o seu conteúdo.

As pessoas podem fazer pins do seu conteúdo mesmo que você não tenha uma conta na rede social, então faça um planejamento do seu conteúdo e tenha uma estratégia eficaz de Marketing de Conteúdo.

1. Otimize suas imagens para SEO
2. NUNCA se esqueça de redirecionar o usuário ao seu site
3. Aposte em imagens verticais
4. Engaje com a sua comunidade e ouça o que eles estão dizendo
5. Crie uma frequência de postagem
6. Aposte em descrições interessantes
7. Inclua texto na suas imagens
8.  Inclua um botão Salvar no seu blog
9. Pense na psicologia das cores
10. Siga pessoas e marcas influentes

Já é comprovado de que quando você segue e cria interações com um usuário em uma rede social, as chances dele te seguir e engajar com o seu conteúdo de volta são MUITO maiores.

Selecione uma lista interessante de empresas e pessoas para seguir e compartilhe também o conteúdo deles. Não faça do seu perfil apenas uma maneira de promover a sua marca: compartilhando conteúdo interessante de outras pessoas você vai atrair muito mais usuários interessados no que você postar no Pinterest.

O próprio Pinterest fará sugestões de quem você pode seguir, baseado em um conteúdo similar ao seu. Interaja com esses perfis!

Como Aumentar Suas Vendas com o Pinterest - Blog Coisa de Família

Bônus final: Não se esqueça de analisar tudo isso!

Ufa! Você chegou até o final do texto e tenho certeza que agora você já está muito mais preparado para começar a gerar tráfego com o Pinterest.

Eu só tenho uma dica final para dar para você: não deixe o Pinterest Analytics de lado! É ele que te dá informações valiosas sobre sua estratégia no Pinterest e por lá você descobrirá se seus esforços estão dando resultado ou se você precisa mudar sua estratégia.

Ele te dá métricas gerais de alcance e do crescimento do perfil. Você também pode investigar mais a fundo suas impressões, dados de pins salvos, cliques para seu site e os interesses do seu público-alvo:

Espero que você tenha aprendido um pouco sobre o Pinterest! E quero aproveitar para te indicar o treinamento maravilhoso que eu fiz e abriu minha visão. O treinamento Pinterest Pro mudou o rumo do meu negócio e a minha mentalidade também.

Vou deixar abaixo para você conhecer e começar ainda hoje a elevar seu negócio para um outro nível.

Como Aumentar Suas Vendas com o Pinterest - Blog Coisa de Família

Agora olha esses resultados para um único Pin

Como Aumentar Suas Vendas com o Pinterest - Blog Coisa de Família

Espero MUITO que meus resultados te animem e que você comece ainda hoje a levar uma enxurrada de tráfego para seu negócio.